segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Auto-avaliação

Eu penso que mereço um 10, porque me comporto bem nas aulas, a minha assuidade é satisfatória e dou me bem com os meus colegas e também com o professor fiz todos os trabalhos da aula, no teste tirei uma nota baixa mas sei que não fiz tudo e eu sei que podia tirar melhor se me esforça-se mais. Gostei bastante da matéria mas acho que é um pouco difícil, aprendi várias coisas que em algumas situações tinha muitas dúvidas. Acho que de o pouco que fiz forma cumpri com os objectivos deste módulo. No próximo módulo vou tirar melhor nota e aplicar me mais.

visita de estudo

Eu gostei muito da visita de Estudo ao Visionarium (Santa Maria da Feira), foi bastante interessante o tema das animações 2D e 3D mas acho que devia-mos ter feito mais actividades e com mais tempo, aprendemos várias coisas que desconhecíamos, e fiz bastante experiências que nunca tinha feiro se nao andas se neste curso.  Foi muito fixe quando trabalhamos com os programas para criar animações, e conseguimos fazer tudo o que era para fazer. Gostava de ter explorado mais o visionarium porque não tinha visto aquela parte e queria ver. Espero que tenhamos mais visitas de estudo assim interessantes no 2º período. 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Correcçao do Teste de Avaliação

Grupo I



1 -

a-) V

b-) V

c-) F

d-) V

e-) F


c-) Numa transmissão digital existem apenas dois valores possíveis que são eles [0;1]


e- ? 



Grupo II



2 -

a-) Analógicos; Digitais;

b-) transdutores

c-) Meio/Mensagem

d-) 1024 Kbits

e-?

f-) Cosstalk


Grupo III


3-) As três técnicas de modulação são :

  • Modulação em amplitude;
  • Modulação em frequência;
  • Modulação em fase.


4-) Ligação Síncrona : É emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão.
Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Em qualquer transmissão de dados, o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extrair dados isolados ou blocos de informação.




Ligação Assíncrona : É a transmissão de dados sem recorrer à utilização de um sinal de sincronia (chamado de relógio). Desta forma, a informação necessária para recuperar os dados enviados na comunicação está codificada dentro dos próprios dados. Um dos aspectos mais significativos das comunicações assíncronas é a sua taxa de transferência (ou bit rate) ser variável e o facto do transmissor e receptor não terem que estar sincronizados.

5-) As diferenças entre comunicação baseband e comunicação broadband é que na baseband só pode haver uma comunicação em simultâneo, e na broadband pode haver várias comunicações em simultâneo.





Grupo IV

6-) Largura de banda é a medida da faixa de frequência, em hertz, de um sistema ou sinal.

 7-) A medida é o Megabite por segundo.



8-) Throughput - É a quantidade de dados transferidos de um lugar ao outro, ou a quantidade de dados processados num determinado espaço de tempo, pode-se usar o termo throughput para referir-se á quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou numa rede, por exemplo: como unidades básicas de medidas o Kbps, o Mbps e

Grupo V


9-) Sim concordo, na teoria realmente pensamos que a comunicação paralela seja mais rápida porque pode enviar vários sinais ao mesmo tempo, ou seja (8 bits), mas na prática isso não é tão simples porque enviar vários sinais simultâneamente pode haver interferências, e a transmissão fica muito mais lenta, por isso ao enviar um sinal de cada vez não existe risco de interferência e é muito mais rápido. Hoje em dia já se usa a comunicação serial em quase todos os equipamentos, um exemplo são os cabos "USB".
 o Gbps.


Baseband e Broadband

Baseband - Numa transmissão baseband, toda a largura de banda do cabo é utilizada por um único sinal. É utilizada em redes locais (LAN) onde a informação é trasmitida sob forma de pacotes ou "pedaços" de dados. Normalmente a Baseband utiliza sinais digitais.





Transmissão Baseband




Broadband- Numa transmissão Broadband os sinais são enviados em múltiplas frequências, permitindo várias comunicações em simultâneo. É utilizada por exemplo na televisão por cabo (vários sinais são enviados em simultâneo). Normalmente a Broadband pode utilizar sinais analógicos ou digitais.
 
         

Comunicação Serial e Paralela

Numa rede de Computadores, ou entre dispositivos do computador, as ligações podem ser feitas de 2 modos:


  • Comunicação serial ( ou em série )
  • Comunicação Paralela

Comunicação serial- A comunicação serial é o processo de enviar dados um bit de cada vez, sequencialmente, num canal de comunicação ou barramento. É usada em toda comunicação de longo alcance e na maioria das redes de computadores, onde o custo dos cabos e as dificuldades de sincronização tornam a comunicação paralela impraticável. Este tipo de comunicação é simples ao contrário da paralela.

Cabo USB 2.0



Cabo SATA



As vantagens da comunicação serial são:
  • Maior velocidade;
  • Maior Distância;
  • Menor Custo.


Comunicação paralela - A comunicação paralela é o processo de enviar dados em que todos os bits de um símbolo são enviados juntos. É diferente da comunicação em série, em que cada bit é enviado individualmente. A diferença entre os dois é a quantidade de fios distintos na camada física usados para a transmissão simultânea dos dados a partir de um dispositivo. A comunicação paralela implica mais de um fio, além da conexão de alimentação.


Cabo de Ligação Parlela de Impressora

Ligações Síncronas e Assíncronas

Ligações síncronas-É emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia duranta a transmissão.
Quando dois dispositivos trocam dados entre sí, existe um fluxo de dados entre os dois. Em qualquer transmissão de dados, o emissor e o receptor têm que possuir uma forma de extraír dados isolados ou blocos de informação.








Ligações assíncronas- É a transmissão de dados sem recorrer à utilização de um sinal de sincronía (chamado de relógio). Desta forma, a informação necessária para recuperar os dados enviados na comunicação está codificada dentro dos próprios dados. Um dos aspectos mais significativos das comunicações assíncronas é a sua taxa de transferência (ou bit rate) ser variável e o facto do transmissor e receptor não terem que estar sincronizados.
 
 
                                        

conceitos de comunicação

http://prezi.com/ntiu0grpcs_a/conceitos-de-comunicacao/